top of page
site-sma.png

'PINTOR DOS ORIXÁS', ED RIBEIRO, EXPÕE OBRA BAIANA EM PARIS DURANTE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS


Foto: Divulgação


O artista plástico baiano, conhecido internacionalmente como ‘’Pintor dos Orixás’’, Ed Ribeiro, irá expor suas obras na mostra ‘’Ecos dos Orixás’’ no prédio histórico 59 Rue de Rivoli, em Paris, durante a abertura dos Jogos Olímpicos, entre os dias 12 e 24 de junho.


A mostra, produzida por Foteini Foteinaki, tem como objetivo construir, por meio da arte e momentos de debates, respeito e informação pelas influências de diversas culturas, principalmente, africana, que gerou aspectos culturais e sociais da América Latina, unindo também as fés que formaram essa nação.


Com curadoria de Paulo Rufino, cientista brasileiro que mora desde 2010 na Europa, a exposição tem aspectos que registram um elo cultural entre as heranças brasileiras que perpassam as origens africanas, indígenas e europeias.

Ed, que é conhecido como o artista que criou a técnica única de ‘’derramamento de tintas’’, que consiste em derramar a tinta, de maneira fluida, numa superfície escolhida na posição horizontal, dando forma ao que pretende realizar, relata que é emocionante ter suas obras em exposição em um lugar tão importante mundialmente.



‘’Conseguir o melhor lugar, na melhor época que é a pré-Olimpíadas. Que o mundo está com os seus olhos voltados para a capital da França. A emoção que sinto é tamanha, que às vezes acredito não ser real expor em um lugar histórico que conheci em 2010, e que recebe milhares de pessoas ao longo do dia. Devo tudo isso à minha fé, é importante acreditar nela.’’

Após essa exposição em Paris, ‘’Ecos dos Orixás’’ estará entre os dias 13 de julho e 30 de agosto em Portugal, encerrando sua agenda no Rio de Janeiro, em Niterói, de 3 de agosto até 28 de setembro.


Paulo compartilha mais sobre o projeto e a sensibilidade de Ed em fazer as obras retratando sua percepção dos orixás:


"Conheci o Ed Ribeiro por meio de uma amizade em comum em 2017, e desde então somos amigos. Ele é um artista muito sensível, sendo uma sensibilidade nascente da espiritualidade, só pinta quando a religiosidade manda e traz a inspiração, e isso faz com que o trabalho dele seja tão diferenciado. Idealizamos juntos o ‘’Ecos dos Orixás’’, construindo toda a composição das religiões que formam o nosso país. Partindo de Xangô e Ogum, divindades de matriz africana, até os santos católicos, abraçando, inclusive, o que entendemos por sincretismo religioso, mas também falando sobre a espiritualidade dos povos originários".

Para saber mais informações do evento, basta acessar o site a seguir: https://www.59rivoli.org/accueil/


Comments


bottom of page