1ª edição da ação na cidade visa a reforçar a importância do descarte correto e destinação adequada dos resíduos
O Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), em parceria com a SOLOS e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (SECIS), realizará, na sexta-feira, 24 de novembro, a partir das 8h30, um mutirão de limpeza na orla da Barra.
A ação contará com a presença de 90 voluntários, que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS,startup baiana que desenvolve soluções inteligentes para a gestão de resíduos e redução do desperdício.
A iniciativa, que acontece pela primeira vez em Salvador,tem como objetivo reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida nas cidades. Para isso, os voluntários participarão de um workshop com o tema
“O meu resíduo vai para onde eu levar” e na sequência serão divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de materiais recicláveis. Todos os itens coletados nas areias da praia serão destinados para uma cooperativa parceira, tornando-se matéria-prima para novas aplicações e renda para catadores.
Segundo Mariana Cardoso, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, a ação é uma importante ferramenta de educação ambiental para a população.
“A realização de mutirões de limpeza como esses não apenas transforma o ambiente físico, mas também educa e sensibiliza a população sobre a importância da preservação ambiental. Ao participar ativamente na limpeza de espaços públicos, as pessoas se tornam agentes de mudança, compreendendo que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade coletiva.”
A proposta é que ao final da ação as crianças e jovens de escolas públicas municipais possam criar uma nova perspectiva de cidadania a partir da experiência de participar ativamente para a limpeza de um dos cartões postais de Salvador e se tornem multiplicadores em suas casas e comunidades de uma nova atitude. Ações transformadoras como estas, trazem a relevância da preocupação com o meio ambiente e cidades que promovem a reciclagem, impactando não apenas socialmente mas também nas mudanças climáticas.
Além de Salvador, o Movimento Plástico Transforma já realizou ações em no Lago Guaíba, em Porto Alegre, que contou com cerca de 60 voluntários e recolheu mais de 46 quilos de resíduos e outras duas edições no Rio de Janeiro, em maio deste ano na Praia de Copacabana, que reuniu mais de 90 voluntários com recolhimento de 68 quilos de resíduos, e em novembro de 2022, 60 voluntários recolheram 80 quilos de resíduos na praia do Leme.
O Movimento Plástico Transforma busca, por meio de diversas ações e conteúdo, mostrar a importância da economia circular e do poder transformador do plástico.
Além dos mutirões de limpeza, nas últimas três edições da Corrida Internacional de São Silvestre, a iniciativa recolheu, reciclou os copos plásticos descartados pelos corredores e os transformou em móveis e objetos que foram doados para escolas públicas. Além disso, há cerca de um ano, o Movimento inaugurou o espaço Economia Circular do Plástico no Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional.
O espaço tem como objetivo promover uma experiência interativa que resulte em uma nova percepção sobre o plástico, a reciclagem e a economia circular.
Sobre o Movimento Plástico Transforma
Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos.
Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.
Comments